Vale a pena ver de novo: para quem quer viver debaixo da Lei

Sei, sei: como a maioria dos blogs, eu sou mais um peão comunicativo que requenta materias e artigos de outras fontes.
Mas e daí? Vocês gostam, não gostam?
Talvez por isso a fidelidade não seja tão grande: uma vez descoberta a fonte, pra que ler as matérias aqui? É por isso que tenho que tentar escrever algo original qualquer hora. Mas enquanto isso não acontece, vai mais um bandecão requentado pra vocês.
Segue um artigo antigo postado no Genizah em 18 de setembro de 2009. Espero que gostem (eu gostei).




Hermes Fernandes


Eis uma carta enviada por um ouvinte a uma apresentadora de um programa evangélico, que insiste em que as pessoas vivam debaixo da Lei.

"Cara Dra. Laura: Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeito à Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com seu show, e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quantas posso...

Mas eu preciso de sua ajuda, entretanto, no que diz respeito a algumas leis específicas e como seguí-las:

a) Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levíticos 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia ?

b) Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela ?

c) Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levíticos 15:19-24). O problema é: como eu digo isso a ela ? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.

d) Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso ? Por que eu não posso possuir canadenses?

e) Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo eu mesmo?

f) Um amigo meu acha que comer moluscos seja uma abominação (Levíticos 11:10). Você pode esclarecer esse ponto ?

g) Levíticos 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?

h) A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem morrer ?

i) Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levíticos 11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas ? (as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco)

j) Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levíticos 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levíticos 19:19, porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliester). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levíticos 24:10-16) ? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros (Levíticos 20:14)?

Eu sei que você estudou essas coisas a fundo, então estou confiante que possa ajudar. Obrigado novamente por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável. Seu discípulo e fã ardoroso."

Resta dizer que "o fim da Lei é Cristo" (Rm.10:4). Não estamos mais debaixo de seu insuportável peso, mas debaixo da Surpreendente Graça de Deus. Porém, quem insiste em viver sob ela, tem que cumpri-la integralmente, e não apenas a parte agradável ao paladar religioso de hoje.

*Esta é uma adaptação da carta original.
Post a Comment

Popular posts from this blog

SEXXX CHURCH: UMA CRÍTICA

Violência e justiça