16 dezembro 2004

Medo de Judeu

Todos — ou quase todos — gostam de enviar mensagens positivas: correntes, filosofias, historinha, enfim, uma série de textos que faz nos sentirmos melhor conosco. Eu mesmo recebo todos os dias dezenas deles. Não leio todos, mas sempre que poss, alguns vão parar na minha cabeça. Eu também envio textos para os outros, mas como sou cristão, quase sempre envio algom baseado em passagens bíblicas. Estou postando isso aqui pelo seguinte motivo: todos respondem milhares de textos, comentam, redirecionam, mas quando eu mando minhas mensagens baseadas na Bíblia, o número de retorno é simplesmente zero. Por que será? Será que as pessoas são tão antisemitas que não conseguem compreender a essência e a beleza de um provérbio hebreu?? Não quero criticar, mas apenas gostaria de saber por que as pessoas têm esseconceito degradante a respeito da cultura bíblica, e não estou apenas falando de textos do Novo Testamento, os quais as pessoas podem dizer que foram estigmatizados pela igreja, instituição, por todos esses séculos, estou flando de textos massoréticos, do Antigo Testamento. Realmente não consigo entender, mas deixo aqui a minha dúvida, e um texto para a meditação dos que se interessarem. A Sabedoria Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; pois melhor é o lucro que ela dá do que o lucro da prata, e a sua renda do que o ouro. Mais preciosa é do que as jóias, e nada do que possas desejar é comparável a ela. Longura de dias há na sua mão direita; na sua esquerda riquezas e honra. Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas são paz. É árvore da vida para os que dela lançam mão, e bem-aventurado é todo aquele que a retém. O Senhor pela sabedoria fundou a terra; pelo entendimento estabeleceu o céu. Pelo seu conhecimento se fendem os abismos, e as nuvens destilam o orvalho. Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; assim serão elas vida para a tua alma, e adorno para o teu pescoço. Então andarás seguro pelo teu caminho, e não tropeçará o teu pé. (Provérbios de Salomão capítulo 3, dos versos 13 ao 23)
Postar um comentário